Segundo Thomsen (2016), as etapas de como começar a utilização de uma placa NodeMCU, podem ocorrer da seguinte maneira:
Configurando a IDE de programação
1.Com a IDE do Arduino já aberta, vá em Arquivo > Preferências
2.No link dos gerenciadores de placa vai precisar colocar um endereço JSON.
Case esteja fazendo uso do ESP8266 use:
http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json
Case esteja fazendo uso do ESP32 use:
https://dl.espressif.com/dl/package_esp32_index.json
3.Vá em Ferramentas > Placa: "Ardui.." > Gerenciador de placas...
Com uma nova janela aberta, procure a padrão de sua placa, seja esp8266 do esp8266 Community ou ESP32 da Expressif Systems e instale (Feito a instalação, não esqueça de selecionar ela em Ferramentas > NodeMCU 1.0 (ESP-12E Module) ou ESP32 Dev Module).
Fazendo um teste com o script mais conhecido da área, o blink (equivalente ao "Olá mundo" dos programadores)
Vá em Arquivos > Exemplos > 01.Basics > Blink
Antes de qualquer coisa salve em outro lugar (Repare que o Led que esta configurado é o LED_BUILTIN, é um Led interno da placa).
Compile e carregue o firmware e veja a mágica acontecer! (pode ser necessário pressionar o botão BOOT)
Uma coisa interessante é perceber o funcionamento para poder tanto adaptar quando preciso.
Repare que a linha descrita abaixo representa o modo de saída do pino:
pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT);
Repare que a linha abaixo diz respeito o status do pino, no caso em especifico, ligado:
digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH);
Agora, desligado:
digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW);
Acionando Relé
Da mesma maneira que configuramos um Led interno da placa, poderíamos ter configurado um acionador, como um Relé, logo, teríamos que ter a seguinte declaração antes de Setup (podendo ser qualquer outro pino GPIO):
int rele = 23;
Logo, o reto:
pinMode(rele, OUTPUT);
e referente ao status (podendo ser LOW também)
digitalWrite(rele, HIGH);
Configurado um Relé, bastaria fazermos a conexão dos fios e das placas ao que vamos automatizar ou ligar/acionar, fechando circuito à distância, e assim conseguimos manipular quando que o Embarcado vai acionar nossa lâmpada (ou qualquer outra coisa).
THOMSEN, Adilson. Como programar o NodeMCU com IDE Arduino. 2016. Disponível em <https://www.filipeflop.com/blog/programar-nodemcu-com-ide-arduino/>. Acesso em 06 marc. 2022.
TEIXEIRA, Gustavo. ESP32 PROJETO CONTROLANDO UM RELÉ. 2019. Disponível em <https://www.usinainfo.com.br/blog/esp32-projeto-controlando-um-rele/>. Acesso em 21 marc. 2022.

Nenhum comentário:
Postar um comentário