domingo, 6 de março de 2022

ESP8266 & ESP32 - Blink

 Segundo Thomsen (2016), as etapas de como começar a utilização de uma placa NodeMCU, podem ocorrer da seguinte maneira:

Configurando a IDE de programação

1.Com a IDE do Arduino já aberta, vá em Arquivo > Preferências

2.No link dos gerenciadores de placa vai precisar colocar um endereço JSON.

Case esteja fazendo uso do ESP8266 use:

http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json

Case esteja fazendo uso do ESP32 use:

https://dl.espressif.com/dl/package_esp32_index.json

3.Vá em Ferramentas > Placa: "Ardui.." > Gerenciador de placas...

Com uma nova janela aberta, procure a padrão de sua placa, seja esp8266 do esp8266 Community ou ESP32 da Expressif Systems e instale (Feito a instalação, não esqueça de selecionar ela em Ferramentas > NodeMCU 1.0 (ESP-12E Module) ou ESP32 Dev Module).


Fazendo um teste com o script mais conhecido da área, o blink (equivalente ao "Olá mundo" dos programadores)

Vá em Arquivos > Exemplos > 01.Basics > Blink

Antes de qualquer coisa salve em outro lugar (Repare que o Led que esta configurado é o LED_BUILTIN, é um Led interno da placa).


Compile e carregue o firmware e veja a mágica acontecer! (pode ser necessário pressionar o botão BOOT)


Uma coisa interessante é perceber o funcionamento para poder tanto adaptar quando preciso.

Repare que a linha descrita abaixo representa o modo de saída do pino:

pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT);

Repare que a linha abaixo diz respeito o status do pino, no caso em especifico, ligado:

digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH);

Agora, desligado:

digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW);


Acionando Relé

Da mesma maneira que configuramos um Led interno da placa, poderíamos ter configurado um acionador, como um Relé, logo, teríamos que ter a seguinte declaração antes de Setup (podendo ser qualquer outro pino GPIO):

int rele = 23;

Logo, o reto:

pinMode(rele, OUTPUT);

e referente ao status (podendo ser LOW também)

digitalWrite(rele, HIGH);

Configurado um Relé, bastaria fazermos a conexão dos fios e das placas ao que vamos automatizar ou ligar/acionar, fechando circuito à distância, e assim conseguimos manipular quando que o Embarcado vai acionar nossa lâmpada (ou qualquer outra coisa).



THOMSEN, Adilson. Como programar o NodeMCU com IDE Arduino. 2016. Disponível em <https://www.filipeflop.com/blog/programar-nodemcu-com-ide-arduino/>. Acesso em 06 marc. 2022.

TEIXEIRA, Gustavo. ESP32 PROJETO CONTROLANDO UM RELÉ. 2019. Disponível em <https://www.usinainfo.com.br/blog/esp32-projeto-controlando-um-rele/>. Acesso em 21 marc. 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário