domingo, 20 de fevereiro de 2022

4 Revolução industrial

 4 revolução industrial - Industria 4.0

Das máquinas a vapor do século 17 aos nano robôs, engenharia genética, internet das coisas e os sub tipos de inteligência artificial, como tudo foi possível?

Segundo a Perasso (2016), a primeira revolução industrial marcou o ritmo de produção manual à mecanizada (1760 - 1830), a segunda trouxe eletricidade e manufatura em massa (1850), a terceira foi com a chegada da eletrônica e a tecnologia da informação e telecomunicações (século 20).

Ainda segundo a Perasso (2016), no momento atual estamos vivenciando a quarta revolução industrial, esta se caracteriza pela automatização das fabricas por causa da internet das coisas e à computação em nuvem, pois estes sistemas são capazes de tomar decisões descentralizadas.

Arrisco complementar a autora que, os avanços não são apenas nas indústrias, mas sim nas residências, ou até das cidades inteligentes.

Então o que lhe vem a cabeça quando te perguntam sobre essa revolução? nanotecnologias? robôs? inteligência artificial? biotecnologia? sistemas de armazenamento de energia? drones e impressoras 3D?

Se pensou nisso, esta com o pensamento correto, estes podem ser os causadores do desemprego em massa e onde alguns países terão de tomar algumas medidas preventivas em prol de todas consequências disso, segundo a Perasso (2016).

De acordo com Sandeco (2019), na França, se publicado dados estatísticos sobre decisões de juízes, poderá pegar uma pena de até cinco anos. Preocupação que o autor pessoalmente chama de "Síndrome de Sarah Connor", por conta do sistema de Inteligência Artificial Skynet perseguir a humanidade no filme Terminator 2, porém este é um pensamento equivocado no que se refere as maravilhas com a qual somos capazes de realizar. Ainda com uma boa percepção que seja uma coisa boa, alguns autores como é o caso de Nicole Luise (2021), no site da itera.com.br onde, a I.A. como inteligência AUMENTADA pode complementar o desempenho cognitivo do ser humano.

Pois segundo Luise (2021), aplicações de Inteligência Artificial como Human Augmentation, Augmented Intelligence pode ajudar no objetivo com o qual temos desenvolvido Inteligência Artificial (Decisões mais assertivas). Em suma, a frase chave é "Estender a capacidade cognitiva".

Sendo assim pode-se dizer que será possível preencher a lacuna do problema chamado de paradoxo de Muravec já descrito por Filipe Iorio (2020) no site mapamental.org.

"O Paradoxo de Moravec é a observação de pesquisadores de inteligência artificial que nos mostra, que o raciocínio requer muito pouco cálculo, mas as habilidades sensório-motoras exigem enormes recursos computacionais."

Ainda segundo o autor, este conceito na prática se traduz na inteligência sensório-motora ainda não mapeada completamente pelos cientistas faz com que seja relativamente fácil ensinar uma máquina ganhar uma jogada de xadrez do melhor do mundo por ser informações puramente lógicas e racionais, ao contrário de andar, algo muito mais simples.


“É preciso algo mais do que inteligência para agir com inteligência”

Fyodor Dostoyevsky


Um exemplo prático é um script em Python que adaptei para funcionar como um chatbot com machine learning, este bot apenas funcionará muito bem se ensinado a conversas assuntos extremamente específicos de acordo com seus dataset conversacionais, ainda que ele converse com outros bots mais avançados (algo possível com este bot através de web scraper), este ainda aprenderá menos que o outro com quem conversa.

Meta Inteligência Artificial

Como pôde ler acima, o limite dos avanços da humanidade é a nossa imaginação, e não só o presente nos confirma este fato, como também a história.

Segundo Canaltech (2019), o poder computacional a bordo do Apollo 11 (espaçonave que levou astronautas a lua - 1969) é muito inferior a tecnologia de um aparelho móvel que as pessoas carregam em seus bolsos, pois o Apollo Guidance Computer (AGC) tinha um pouco mais de 4 MB de memória RAM e 72 de memória ROM.

Ainda segundo Canaltech, quando digitamos "a", ocupam-se oito bits, fato que ao comparar com as especificações técnicas de seu aparelho móvel, ficará evidente a discrepância de poder computacional.

A pergunta que fica é... com muito pouco de poder computacional as pessoas daquela época levou o homem a Lua, e com muito hoje, o que as pessoas fazem?


“A imaginação é mais importante que o conhecimento”

Albert Einstein


Voltando a 4 revolução industrial, a luz ou escuridão que muitos veem no futuro é incerto, é um paradoxo da caixa do gato de Schroedinger, experimento mental proposto por Erwin Schroedinger, que reforça a natureza estatística da mecânica quântica e o Princípio da Incerteza, e a teoria dia que, sabemos apenas daquela possibilidade no momento da ocorrência, se é verdadeira ou não.

Caso esteja curioso sobre esta teoria do físico Schroedinger, basta pesquisar no Google.


“A melhor forma de prever o futuro é criá-lo”

Peter F. Drucker


PERASSO, Valeria. O que é a 4ª revolução industrial - e como ela deve afetar nossas vidas. 2016. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309>. Acesso em 20 feb. 2022.

MACEDO, Sandeco. Inteligência Artificial no banco dos Réus. 2019. Disponível em <https://www.linkedin.com/pulse/intelig%C3%AAncia-artificial-banco-dos-r%C3%A9us-sanderson-macedo>. Acesso em 20 feb. 2022.

IORIO, Filipe. Paradoxo de Moravec: Jogar xadrez é mais “simples” que mascar chicletes. 2020. Disponível em <https://www.mapamental.org/cerebro/paradoxo-de-moravec-como-jogar-xadrez-pode-ser-mais-simples-do-que-mascar-chicletes-e-andar/>. Acesso em 20 feb. 2022.

CANALTECH. Seu smartphone seria poderoso o suficiente para te levar até a Lua?. 2019. Disponível em <https://canaltech.com.br/espaco/seu-smartphone-seria-poderoso-o-suficiente-para-te-levar-ate-a-lua-144515/>. Acesso em 20 feb. 2022.

LUISE, Nicole. O que é Inteligência Aumentada?. 2021. Disponível em <https://itera.com.br/artigos/inteligencia-aumentada/>. Acesso em 20 feb. 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário