Conceitos que talvez precise saber
Segundo Garcia (2018), microcontroladores, ou computadores embutidos, ou computadores em um único chip, são máquinas que foram desenvolvidos com a finalidade de executar apenas uma aplicação específica, desta maneira um software é embutido no microcontrolador que o ajuda a interagir com o meio externo. Por conta disso esses sistemas são comumente chamados de sistemas eletrônicos embarcados.
Segundo Bertoleti (2016), MQTT (Message Queue Telemetry Transport) é um protocolo de mensagens leve, ou seja, consome muito pouco da internet, o que faz ideal para ser M2M (Machine to Machine), e o mais utilizado quando o assunto é IoT.
Ainda de acordo com Bertoleti (2016), Esse tal de MQTT é composto por três partes, o Publisher (cliente que irá disponibilizar informações), Subscriber (cliente que irá receber as informações) e um Broker (servidor que vai intermediar os dois anteriores), ou seja, o Broker só gerencia.
Arquitetura
A arquitetura IoT se baseia na funcao do gateway IoT, vejamos:
At its simplest form, an IoT gateway may just be a piece of hardware or software to collect and aggregate data from I/O devices like sensors. The gateway then communicates the data to servers either in local data centers or in the cloud. In such a simplified context (e.g., in MQTT), the gateway functions as a “broker” (Bhattacharjee, 2019).
Em Aggregation Endpoints temos equipamentos industriais, me devo frisar que estes dispositivos não é uma regra que eles estejam lá.
Em Network Endpoint temos o gateway IoT.
Em Cloud temos a plataforma IoT, uma plataforma gráfica para o Data Visualization.
Além do já explicado, ainda segundo Choudhary (2020), essa arquitetura IoT tem recebido atualizações com o tempo, e esta recebem o nome de Computação de Borda, ou Edge/Fog Computing.
O funcionamento do gateway de borda se baseia no fato de que não será todos os dados enviados par nuvem do gateway, apenas aqueles relevantes, então facilmente pode haver um pré-processamento desses dados antes do envio ao mundo externo.
Ainda sim, qualquer dúvida recomendo olhar a apresentação do link abaixo:
Eclipse IoT WG | Business-Friendly Open Source for IoTProjectsGetting Started
Gostou da leitura, talvez também goste da terceira parte:
IoT - Internet of Things - MQTT na prática (3/3)
GARCIA, Fernando. Introdução aos sistemas embarcados e microcontroladores. 2018. Disponível em
<https://www.embarcados.com.br/sistemas-embarcados-e-microcontroladores/>. Acesso em 07 feb.
2021.
CHOUDHARY, Ashish. NodeMCU Data Logger to save Temperature and Pressure on Thinger.io Cloud Platform. 2020. Disponível em
<https://circuitdigest.com/microcontroller-projects/nodemcu-datalogger-to-save-temperature-and-pressure-data-on-thinger-io-cloud-platform/>. Acesso em 07 feb.
2021.
BHATTACHARJEE, Sravani. The Critical Role of Gateways in IoT. 2019. Disponível em
<https://br.mouser.com/blog/blog/blog/critical-role-of-gateways-iot/>. Acesso em 07 feb.
2021.
BERTOLETI, Pedro. Controle e Monitoramento IoT com NodeMCU e MQTT. 2016. Disponível em <https://www.filipeflop.com/blog/controle-monitoramento-iot-nodemcu-e-mqtt/>. Acesso em 07 feb. 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário